sexta-feira, 27 de maio de 2016

Se ele consegue...

É fácil refugiarmo-nos em desculpas. "Não consigo emagrecer, tenho muito apetite!". "Não consigo acordar cedo, sou noctívaga". "Não consigo ir ao ginásio hoje, estou cansada". "Não consigo.....!" É fácil encontrar justificações para aquilo que não temos força de vontade de fazer. Quem não o faz? Até que, depois... Depois vemos que um surdo ganhou a 22a temporada do "Dancing with the stars" e ficamos envergonhadas e com vontade de deitar todas as desculpas para o lixo.

O Nyle DiMarco veio fazer muita gente repensar sobre as suas próprias limitações, acredito. Eu já gostava dele de o ver no "America's next top model", o meu guilty pleasure de final do dia. Gostava que, ao longo de todo o programa, apenas sobressaíssem as suas qualidades como modelo (e que homem, meu Deus) e não o facto de ser surdo. Gostava do seu ar de "homem", com pelos no peito e barba por fazer, em total contracorrente com os homens depilados e oleados que abundam no mundo da moda. Gostava tanto que, mesmo depois do programa terminar, fui seguindo com curiosidade o percurso dele no instagram. Por isso, foi com expectativa que comecei a seguir também as suas participações no "Dancing with the stars". Como é que iria um surdo sentir o ritmo das músicas e acompanhar o tempo das coreografias? Como é que iria alguém que nunca ouviu um único som em toda a sua vida, vibrar e fazer vibrar? Impossível ir muito longe no programa, pensei no início. Até que, afinal, foi passando e passando, e passando e passando, enquanto outros iam sendo eliminados. E provou-nos que, com esforço e dedicação, até uma música se dança mesmo sem a ouvir. Se ele consegue ganhar este programa, o que não se consegue fazer então...?

Podem ver a dança final aqui:


1 comentário:

  1. Anónimo03:34

    Adoro-o! Também o sigo nas redes sociais desde o ANTM (é bom saber que não sou a única). Aliás, quando ele entrou no programa reconheci-o da série "Switched at Birth" que tem algumas actores surdos e ele fez alguns episódios. Adorei quando dançou tango e, ainda para mais, vendado!

    ResponderEliminar