terça-feira, 16 de dezembro de 2014

A receita que mudou a minha vida. Ou os serões.

Se tivesse que associar o final da minha infância/ início da adolescência a um filme, esse filme seria qualquer um da Guerra das Estrelas. Se tivesse que associar a um cheiro, seria ao cheiro das pipocas acabadas de fazer. O ritual repetia-se: o meu primo ia até lá a casa, pegávamos nas cassetes que tínhamos, escolhíamos o filme que íamos ver, fechávamos um pouco as persianas para a sala ficar mais escura, e íamos fazer pipocas, tudo para dar uns ares de cinema. Sim, porque cinema tinha que ter sempre pipocas! E a receita era sempre a mesma: pegávamos num tacho, colocávamos óleo no fundo, levávamos ao lume, púnhamos o milho em cima e, quando estivesse quente, começávamos a ouvir as pipocas a estalar e a tampa do tacho a saltar. No fim, uns quinze minutos depois, pegávamos num saco de açúcar, atirávamos uma boa dose para cima das pipocas e lá íamos ver o filme.

Foram, portanto, anos e anos e anos a levantar a tampa do tacho a medo, com medo de levar com uma pipoca assassina no olho, para ver se as pipocas já estavam prontas. Foram anos e anos a apanhar algumas pipocas esturricadas e tachos queimados no fundo. Foram anos e anos de tachos para lavar no fim, cozinhas sujas e a ter que ouvir a minha mãe queixar-se da confusão que tinha feito na cozinha. Em adulta, deixei praticamente de fazer pipocas em casa por causa da trabalheira que dava.

Até que, no outro dia, a nutricionista do ginásio partilhou comigo meia dúzia de receitas e esta, em particular, mudou a minha vida e fez-me ir buscar este hábito antigo e tão bom da infância. Ok, podem achar exagerado uma receita conseguir mudar a vida de alguém, mas acreditem que esta em particular, se não mudou a minha vida, mudou os meus serões! Numa altura em que não conseguimos ir ao cinema, por termos uma bebé em casa, mas em que continuamos a adorar ver filmes e séries, esta receita tem sido a nossa melhor amiga. Começámos a rever Seinfeld há duas semanas e, não raras vezes, temos vindo a dar por nós a colocá-la em prática. Se são gulosos como eu, mas meteram na cabeça que ainda têm salvação e ainda hão-de ser saudáveis (como quem?... como eu), se gostam de pipocas e de um bom serão de cinema em casa (eu, eu, eu!), se gostam de receitas rápidas e sem sujar nada (eu), aqui está a receita que também pode salvar os vossos serões. Sem sujar tachos e sem fazer estragos na linha. Depois digam lá se gostaram:

- Colocar o milho para pipocas num recipiente de vidro e deitar um pouco de água no fundo.

- Acrescentar à água alguns temperos a gosto, para aromatizar. (exemplo: cravinho, canela, raspas de laranja para experimentar. Também podem experimentar pimenta caiena, erva-doce, anis ou outras ervas secas a gosto.)

- Tapar o recipiente com película aderente e fazer furinhos com um garfo.

- Colocar no microondas na potência máxima e aguardar que os grãos estourem.

- No fim, voltar a polvilhar as pipocas com os temperos já utilizados.

2 comentários:

  1. Adorei. Mas em vez de condimentos, podese colocar acucar ou sal antes de "cozer" ?

    ResponderEliminar
  2. Pipocas, para mim é para serem mistas, agora. :P

    ResponderEliminar