sexta-feira, 21 de novembro de 2014

O Linkedin é o novo Hi5

Tenho uma dúvida (além de saber como é que consigo por a louca da minha filha a dormir antes das 4h da manhã, mas não vos quero maçar mais com isso): quando é que o Linkedin se tornou no novo Hi5? Sim, Hi5. É que nem se tornou Facebook, tornou-se mesmo no velhinho e nostálgico Hi5!

Passo a explicar: primeiro, é possível, no Linkedin, ver quem andou a espreitar o nosso perfil. Lembram-se de essa funcionalidade existir no Hi5? Íamos "cuscar" alguém, essa pessoa sabia que tinha sido "cuscada" e, às vezes, até era assim que começava uma bela história de amor. Ou apenas um engate. Mas começava qualquer coisa. Pois no Linkedin também é possível saber quem nos foi sorrateiramente ver. Mais: não só é possível saber quem nos viu, como essa informação é-nos impingida via email. Semanal ou bissemanalmente recebemos algo do estilo: "Olá! Estas são as pessoas que te andaram a espreitar esta semana" e o email é ilustrado com os sorridentes e sorrateiros curiosos. Assim, ficamos a saber que a namorada do teu ex está muito preocupada com o teu percurso profissional; ficamos a saber que aquele teu colega do 6.º ano, que pouco falava nas aulas, ainda se lembra de ti; ficamos a saber que os jogadores de futebol de determinado clube se preocupam também em expandir a sua rede de contactos profissionais; e ficamos também a saber que o carteiro que te costuma dar os avisos de receção para assinar também andou à tua procura (sim, leram bem). Isto é ou não é igualzinho ao que tínhamos no defunto (a Internet o tenha em paz!) Hi5?

Em segundo lugar, há o tema "definições de privacidade", que muito deixam a desejar, tal como no longínquo Hi5. Aqui, toda a gente pode ver toda a gente e ficar a saber, basicamente, o que toda a gente andou a fazer desde que nasceu, desde qual foi a creche, qual foi o infantário, se tocou violino ou ferrinhos, se fala Mandarim ou Russo, se domina o Excel ou o PowerPoint,... No fundo, é até um Hi5 mais requintado, em que, em vez das músicas ou dos filmes preferidos, se apresentam os mais variados "skills" (sim, sempre em inglês) numa espécie de Cinderella moderna, que já não se limita a limpar o chão e a passar a ferro - também faz o curso de formação para formadores à noite.

Por fim, outra funcionalidade do Linkedin que parece trazer de volta o Hi5 são as mensagens e até os "gostos" - "o não-sei-das-quantas-que-nunca-te-viu-mais-gorda-mas-que-é-teu-contacto-no-Linkedin gostou que tivesses celebrado 5 anos no teu emprego!". O Hi5 era uma introdução ao engate virtual, digamos assim. Pela primeira vez, homens e mulheres eram colocados em frente a um computador e podiam ver fotografias públicas uns dos outros, escrever no mural uns dos outros, etc. Como introdução ao engate que era, a coisa acabou a descontrolar-se um bocado, tornando-se praticamente um safari virtual, onde se tentava caçar a melhor presa ou ser caçado. Depois veio o mais contido Facebook, que, de certa forma, se situa no nível intermédio de engate virtual, e o safari foi controlado. Agora o Linkedin parece-me a mim que também peca por ser a primeira rede social profissional. Mais uma vez, estamos ainda no nível de introdução ao "networking", pelo que as coisas começam novamente a descontrolar-se. Primeiro, só se adicionavam pessoas da mesma área profissional. Depois, começou a adicionar-se um pouco de tudo e a mandar-se mensagem privada a disponibilizar os serviços (profissionais, claro). Ao mesmo tempo, os recrutadores estão por todo o lado e são mais que as mães, sempre a mandar mensagens e a pedir o número de telefone "para conversar sobre uma nova oportunidade profissional". Sim, o Linkedin está a tornar-se o novo safari virtual: nalguns casos, a caça até é realmente pelo melhor profissional (e, nesse aspeto, bendito seja, tem realmente esse mérito!), mas noutros casos, a verdade é que a profissão já se tornou completamente secundária ou, pelo menos, apenas serve para conferir algum "pedigree" à presa.

2 comentários:

  1. Adorei o texto! Concordo com tudo e mais, acrescento que tendo em conta algumas fotos de perfil e outras publicações, existem pessoas que julgam que aquilo é o Facebook em vez que uma rede profissional.

    ResponderEliminar
  2. Concordo em quase tudo mas, não me parece que o Hi5 tenha sido o primeiro... julgo que já existiam muitos antes dele... digam-me o que quiserem, pode ter sido melhor vendido mas, para mim no essencial o facebook munia foi muito diferente... a forma como nos foi impingido é que foi diferente... com mais controlo na privacidade o que lhe deu alguma boa fama... agora até as Avózinhas têm uma conta no face.... para mim não passa tudo de milhões de dólares de investimento em publicidade por grandes empresas... no essencial para mim Hi5 e facebook são a mesma treta!

    ResponderEliminar