quinta-feira, 14 de agosto de 2014

O amor é um autocarro

Há uns tempos a Maria das Palavras pediu-me para escrever sobre um tema muito específico que ela própria já tinha abordado: afinal o amor chega mesmo quando menos esperamos, como nos costumam dizer? A Maria utiliza a metáfora da estação de comboios e diz que, na opinião dela, é impossível estarmos à espera dum comboio e abstrairmo-nos disso, do ato de esperar. Quem espera, sabe sempre que está à espera. Não consegue esquecer-se disso. Por isso, a resposta àquela pergunta terá que ser negativa: o amor chega, isso sim, quando esperamos. E "...vamos estar sempre à espera".

Ora, a minha opinião é um bocadinho diferente. É sempre um tema difícil, mas respondi-lhe isto, que aproveito e partilho aqui: "[Realmente] Não sei se o amor chega quando menos esperamos, porque no fundo estamos todos à espera, certo? Mas acredito que chega, muitas vezes, quando menos acreditamos nele. Muitas vezes é quando estamos mais distraídas a tomar um café, mais descrentes, mais ocupadas a ler um livro, que o tal comboio (fazendo uso da tua metáfora) surge no horizonte e... afinal nem é um comboio, é um autocarro, e descobrimos que é o autocarro que faz sentido, e que o autocarro até estava mesmo ali ao lado e nem o tínhamos visto (porque só queríamos o comboio), e que afinal o destino para onde queremos ir é outro, e depois viajamos e descobrimos que esta é a viagem das nossas vidas e não a outra com que sonhávamos. O amor [para mim] é isto: é muitas vezes estarmos à espera do comboio e depois percebermos que afinal só somos felizes no autocarro."

3 comentários:

  1. E no fim de todas as teorias suponho que o que é realmente importante é que quando de facto chega (e chega sempre, há que acreditar) não há comboio, nem autocarro, nem meio de transporte nenhum que nos valha: ficamos de gatas. :)
    Obrigada Pippa e um beijinho*

    ResponderEliminar
  2. Comigo foi mesmo isso aconteceu! Um autocarro enquanto esperava um comboio:)

    ResponderEliminar
  3. adoreeeeeeeeeei!!! :) é claramente isso! e espero que a viagem de autocarro dure para sempre! :)

    ResponderEliminar