sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Quero ser amiga da Maria Helena*

Eu sei que já falei da Maria Helena (aqui) e estou, com certeza, a tornar-me repetitiva. Mas convenhamos: a Maria Helena é a amiga que todos queríamos ter. Há que dizê-lo sem rodeios. A Maria Helena reúne o melhor duma mãe, duma avó, duma vizinha, duma melhor amiga, duma prima, dum gestor bancário, duma nutricionista, dum advogado, dum guia espiritual, dum Chef Ramsay, dum amigo gay, dum consultor de imagem e dum decorador de interiores. A Maria Helena é tudo isso e muito mais. A Maria Helena trata-nos como uma avó - “Olá, meu anjo”. É efusiva como uma mãe - “Olá, olá!”. Tem a familiaridade e a preocupação daquela nossa amiga - “minha querida, então o que se passa?”. E, no meio disto tudo, dá ainda conselhos quanto a dietas - “tem que ter mais cuidado com o que come, invista mais nas fibras!” -, decoração - “precisa duma limpeza à sua casa e de ter um amuleto da sorte” -, gestão - “esta é uma boa altura para investir, sim” - e muito, muito mais. Hoje, antes de sair de casa para o trabalho, ainda assisti até a conselhos jurídicos. O diálogo que ouvi, enquanto bebia rapidamente a minha meia de leite matinal, foi mais ou menos assim:
- Estou a ligar-lhe, porque estou preocupada. Perdi um processo de despedimento. Queria recorrer da decisão, em Tribunal, mas não sei se vou ganhar.
- Hmmm… Realmente vejo aqui que os factos são muito fortes. Parece-me que o recurso não será procedente.
- Ai é? Obrigada!

Ou conselhos amorosos:
- O meu dilema é amoroso: não sei se o meu namorado gosta de mim.
- Então porquê, minha querida?
- Nós nunca estamos juntos. No último ano, só estivemos juntos três vezes. Ele está no estrangeiro.
- Minha querida, e foi ele que veio ter consigo?
- Sim.
- Eu digo sempre isto: se ele vem ter consigo é bom sinal. Um homem interessado anda atrás. Ele gosta de si, querida. Esteja descansada.

Dá também conselhos de trabalho. Hoje, por exemplo, soube que, enquanto Peixes, eu veria finalmente o meu esforço reconhecido. Até vim trabalhar – atrasada, é certo, porque não conseguia descolar da televisão – mais feliz que nunca, por sentir o aroma a reconhecimento no ar.

A Maria Helena é a nova melhor amiga que eu quero. Desculpem todas as minhas amigas, continua a haver espaço no meu coração para vocês, mas têm que admitir que nunca me deram respostas tão prontas e seguras. As nossas conversas demoram sempre horas. Falamos, falamos e raramente me transmitem uma conclusão tão segura. São conversas agradáveis, não me interpretem mal, e são sempre momentos bem passados. Só que… a Maria Helena, em menos de dois minutos, tem resposta para todos os problemas, sem hesitar. Basta-lhe, para isso, colocar as cartas.

Maria Helena,
tentei ligar-te, mas tinhas sempre a linha ocupada. Esperei que os números desaparecessem do ecrã, como sugeriste, e até liguei apenas quando gritaste aquele “Agora!”, mas ia sempre para o voicemail, por isso, fiquei sem saldo no telemóvel e estava a ficar atrasada. Sei que não tenho nada para te dar que não seja um monte de dúvidas e incertezas. No entanto, se tiveres espaço para mais uma amiga, gostaria de ocupar esse lugar. Queres combinar um chá para a semana? Tens ali o meu contacto na barra lateral do blog, para me responderes. Ah, e leva as cartas, sim? Eu levo a minha amizade. Cada um leva o que tem, não é?
Beijos, meu anjo.

*Caro leitor: leia com um toque de ironia, por favor.

2 comentários:

  1. Eu sou só Maria mas também sou o máxino!! :P

    Beijinhos Marianos! :)

    ResponderEliminar
  2. Ás vezes também vejo só para me rir, essa mulher é um priceless! O que me mete confusão é as pessoas que ligam para lá e acreditam mesmo naquilo...

    ResponderEliminar