segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Encontrei o meu castelo

Aquela imagem sempre me perseguiu: um castelo construído numa pequena encosta verdejante e rodeado de rio por todos os lados. E sabia que, se fosse rainha, me bastaria um reino daquele tamanho: a estender-se das paredes do castelo até ao rio. Aquela imagem perseguia-me e imaginava quem lá teria vivido, se teria noção da beleza daquele lugar e do privilegiados que seriam todos os seus habitantes. Mas os anos foram passados e nada sabia sobre aquela imagem. Não sabia o nome do local, não sabia onde se situaria, nem a história por trás daquela construção. Ontem foi, em parte, o dia destas descobertas. Descobri que aquele castelo se chamava "castelo de Almourol", descobri que ficava no rio Tejo, em Vila Nova da Barquinha, Santarém, a uma hora de Lisboa, e descobri também que estava relacionado com os Templários. Li meia dúzia de lendas e histórias associadas ao local e não aguentei mais:
- Vamos dar uma volta? Ainda por cima está um dia ótimo para passear.
- Até onde queres ir?
- Já vais ver.
O "já" demorou uma hora. Quando lá chegámos, a surpresa.
- Oh. Acreditas que sempre quis vir aqui, mas não sabia onde ficava?
- Éramos dois.
Aquilo ainda é mais bonito ao vivo que nas fotografias, o que é tão raro acontecer. Infelizmente, o castelo estava em obras e só o podemos ver por fora, da outra margem, e depois contorná-lo de barco. Mas valeu mesmo a pena. Que belo passeio! No final, ainda almoçámos em Constância, terra que tanto inspirou Luís de Camões, nas margens do Zêzere, e visitámos Castelo de Bode. Senti-me longe de tudo e de todos, perdida nas lendas dos Templários e nos sonetos de Camões. Vale mesmo a pena a visita, aconselho.

6 comentários:

  1. Adoro o Castelo de Almourol, relembra-me a minha infância, na primavera o cenário é lindo.

    nadinhadeimportante.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Vale mesmo a pena visitar. Lá dentro, depois de subir a torre mais alta a paisagem é linda.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Não morro antes de conhecer

    ResponderEliminar
  4. Anónimo13:03

    Já estive dentro do castelo, vale muito a pena! Quando o visitei tinha ido de canoa de constância até ao castelo, é um passeio óptimo para fazer no verão! Tens de experimentar!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo08:52

    Por causa deste post, lembrei-me de alertar-te a minha filhota é Constança sempre que se apresenta as pessoas insistem em Constância!!!!
    Su

    ResponderEliminar
  6. Olá

    Passei por esses lugares no Verão, e o castelo de Almourol ficou-me no coração, é lindo, lindo. Vai uma próxima vez e sobe à torre é penso que ainda vais gostar mais.

    Beijos

    ResponderEliminar