segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

A saga da escolha do nome

O que acontece quando temos uma mulher que adora nomes clássicos, talvez influenciada pelos mil livros que devorou, pelos filmes que viu e reviu, que “tem a mania que gosta de nomes diferentes” e quando temos um homem que é a pessoa mais prática deste mundo, que tem a visão mais pragmática de sempre, os dois pés bem assentes na terra e adora “apenas nomes banais e iguais aos de mil pessoas que já conhecemos”? E o que acontece a estes dois, ambos extremamente teimosos, se, juntos, tiverem que chegar a um acordo quanto ao nome para a filha? E se ambos adorarem argumentar até à exaustão? E o que acontece se ambos gostarem de ganhar sempre um debate e não desistirem facilmente? Eu posso responder-vos a essa pergunta, porque, infelizmente, revejo-me na descrição da primeira, sendo que os comentários entre aspas são as características que cada um de nós atribui ao outro no que toca à escolha de nomes.

Pois bem: isto dos nomes está difícil. Aliás, “difícil” é dizer pouco - esta parece-me uma tarefa impossível de chegar a bom porto! E porquê? Porque eu acho que ele escolhe apenas nomes comuns e cheios de protagonistas já conhecidos. Os nomes que sugere foram já atribuídos a pessoas que nos são próximas. Para mim, são nomes que já exerceram a sua função, já foram vestidos, já foram usados, já foram gastos. Ele não percebe esta minha visão. Por outro lado, para ele, os nomes de que gosto são nomes demasiado arcaicos, suscetíveis de trocadilhos variados, com ares de sangue-azul-wanna-be e com diminutivos péssimos. Já tínhamos decidido o nome para rapaz, mas para menina parece tarefa pior que assinar um tratado de paz!

No meio disto, conseguimos, não sei como, fazer uma pequena lista de nomes aceites por ambos para discussão. E caímos no erro de partilhar a lista com os mais próximos. Conclusão: os meus sogrinhos cortaram logo metade da lista, apresentando argumentos sólidos e válidos. Os meus pais cortaram outra metade, recorrendo a analogias, exemplos e argumentos emocionais. A minha irmã cortou mais algumas hipóteses. E cada pessoa com que partilhei a lista tratou de aniquilar alguns dos nomes.

Por isso, a minha inquilina continua, à data de hoje, sem nome. E enquanto o debate continua, começou a ser tratada por nós por “cookie”, por ser pequenina, por parecer uma bolachinha saltitona e por dar vontade de lhe dar pequenas trinquinhas. Mas a “cookie” não vai ser eternamente uma bolachinha, vai nascer e precisa de um nome. Por isso, se quiserem dar sugestões de nomes... falem agora ou calem-se para sempre! ;)

54 comentários:

  1. Agora fez-me rir. Até hoje, eu e o meu mais que tudo tratamos o nosso filho por cookie! Também tive esse problema dos nomes, e acredite ao inicio nenhum familiar aceitou o nome, hoje em dia até já gostam! O nome do meu filho é Enzo, pouco usual mas amei este nome! Boa sorte nesta busca de "identidade" para o elemento mais novo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo12:57

      Enzo nos PALOP é o q mais há, acho q é influência de telenovelas brasileiras ou coisa assim.

      Eliminar
  2. Anónimo15:58

    Joana :D

    ResponderEliminar
  3. Também não gosto de nomes banais e dos quais conhecemos mil e uma pessoa com o mesmo nome.
    Gosto de Lia, Noa, Ema, Mia, Aurora, Alícia...
    Nomes pequenos e pouco usuais, mas bonitos.

    cacaucaramelo.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo12:58

      Noah é de rapaz, é Noé em inglês.

      Eliminar
    2. Anónimo00:00

      Noa é unissexo.

      Eliminar
  4. Anónimo16:31

    Íris, Victória, Matilde

    ResponderEliminar
  5. Ahahahaha! Cookie é tão carinho :)

    Tenho um colega de trabalho com o teu problema, em dobro! Vai ter duas meninas :) E, por ter as mesmas dificuldades que tu, andou a pedir a ajuda do pessoal para depois decidir com a esposa.
    Aqui vão algumas sugestões: Maria, Leonor, Alice, Beatriz (já muito "batido"...) e Gabriela e Mariana (que serão os nomes das nossas gêmeas).

    Espero ter ajudado :)

    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sofia Carvalho19:53

      Gosto de Matilde, Carolina, Maria ou Leonor.
      Mas o meu preferido é Beatriz. :)

      Eliminar
  6. Anónimo16:39

    Claudia, Madalena, Carolina são nomes que eu gosto, aliás a minha filha é a cláudia

    ResponderEliminar
  7. Adoro o nome Lara, não é muito usual, mas também não é esquisito de todo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo13:00

      não que interesse, mas em Maputo conheço umas 15 Laras, acho que aqui há mais abertura para nomes

      Eliminar
  8. Respostas
    1. É um dos que apresentei e foi gozado. Ainda bem que alguém me entende :))

      Eliminar
    2. É lindo e intemporal. Pode ser gozado porque é susceptivel de "trocadilhos". Mas todos os nomes podem ter trocadilhos, é só terem como colegas alguns "chicos-espertos" com a mania que têm piada :)
      Mas é um nome clássico, e que eu considero forte.
      E já agora, tinha um "feeling" que era um dos nomes da lista... não sei, talvez pela forma como escreve, acabo por sem, querer, "conhece-la" um pouco.
      Beijinho e boa sorte

      Eliminar
    3. Anónimo13:01

      eu gosto de olhar para a palavra, ver se é esteticamente bonita. não acho que caetana seja.

      Eliminar
  9. Estou a 100% do teu lado, e espero sinceramente que venças esta batalha! :P Os meus nomes preferidos são os vintage, e não me consigo imaginar no futuro a ter de abdicar de um nome desses em prol de Joana, mesmo que seja o preferido do meu futuro marido. Como conselho, só posso sugerir que se percam no blog Nomes e Mais Nomes, um dos meus blogs favoritos e que tem de tudo em relação a todos os nomes portugueses (e não só). É também muito útil consultar as listas dos nomes mais usados nos últimos anos, acho que não é muito sensato escolher Matilde ou Leonor nos dias que correm se o objectivo for escolher um nome diferente.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo17:25

    Eu gosto muito de Inês e Luana. Mas adoro, particularmente o nome Constança!

    acoisa-maisfofa.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo13:03

      fico baralhada como alguém pode gostar de um nome tão bonito como Luana, que é tão suave ao pronunciar; e depois gostar de Constança que me soa a um nome super bruto.

      Eliminar
  11. Anónimo18:40

    Clara :)

    ResponderEliminar
  12. Anónimo18:48

    Violeta

    ResponderEliminar
  13. Anónimo18:51

    Estamos na mesma cá por casa!!! Apesar de ter já quase 5 meses ainda não sabemos o que vai sair na rifa!!!

    Se for menino estamos tramados porque não ha o minimo consenso!!!

    Se for menina é que já ha algum: Marta, Luisa ou Laura!!
    O meu nome preferido de menina é Amélia mas ninguem gosta :(

    Outro dos problemas cá em casa é a escolha do segundo nome!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por instantes pensei que tinha sido eu a escrever e tive q voltar a ler. A diferença é que eu já tenho quase 6 meses e a pressão d quererem saber qual é o nome da minha filha também n está a ajudar. Amo Amélia e o pai também gosta embora esteja mais inclinada para Laura. O problema é a cara das pessoas quando digo q gosto de Amélia. Uma coisa q aprendi com isto tudo é que embora se possa dar a nossa opinião não devemos criticar os gostos diferentes das outras pessoas. Amélia ou Laura?!?! Como me vou decidir :(

      Eliminar
  14. Eu gosto de Camila e Ísis. Ísis porque tenho uma pancada por coisas egípcias :P
    Não me venham com Anas, Marianas, Susanas, Joanas, Lilianas e Tatianas...estão demasiado gastos e são demasiado iguais...

    ResponderEliminar
  15. Bom, tenho uma Laura e uma Maria João. Gosto de Ana Leonor porque é a minha melhor amiga, Ana Margarida porque é a minha outra melhor amiga, Maria do Carmo porque era a minha bisavó que nunca conheci, Isabel porque era a minha outra bisavó que nunca conheci; Caetana acho muito, muito elegante; gosto muito de Jimena mas vivo em Espanha e cá faz sentido esse nome. Good luck!

    ResponderEliminar
  16. Anónimo20:31

    Benedita, Laura, Lúcia, Valentina e Alice. Mas seja qual for o nome, não lhe ponhas o 2º.

    ResponderEliminar
  17. Mia, Constânça, Letícia,Leonor, Esperança, Raquel, Maria ...

    ResponderEliminar
  18. Gosto muito de Maria do Carmo ou Maria Leonor mas cada vez que digo isto a casa vem abaixo , por acharem os nomes horrorosos ou fartam- se de gozar!

    beijinho*

    ResponderEliminar
  19. Vou dar sugestões de todo o tipo de nomes, de alguns gosto mais de outros menos: Diana, Catarina, Mariana, Beatriz, Sara, Sofia, Bibiana, Sílvia, Leandra, Rosa, Anabela, Clara, Daniela,... ;)

    ResponderEliminar
  20. Anónimo21:36

    Mafalda, Constança, Clara, Matilde, Catarina, Maria Manuel

    ResponderEliminar
  21. Anónimo21:41

    Por aqui quando conseguir ter a minha menina vou lhe dar o nome de Valentina! Adoro simplesmente.

    ResponderEliminar
  22. Eu acho que Eduarda é um nome muito bonito, mas nem sei bem porquê.

    ResponderEliminar
  23. Anónimo22:21

    Margarida e Carolina os meus nomes preferidos de sempre!

    ResponderEliminar
  24. Eu voto em FRANCISCA!! Tb gosto imenso de Madalena! Mas Francisca seria a minha escolha!! (e o nome da minha filha!!)

    ResponderEliminar
  25. Anónimo22:54

    Rita, Margarida, Inês, Teresa e Sofia;)
    Caetanas, Constanças, Carlotas e Conchas é que não!

    ResponderEliminar
  26. Inês23:08

    Eu sou Inês e a minha irmã é Rita, os meus pais gostam de nomes pequeninos. Se tivesse uma filha, dava-lhe um destes nomes: Constança, Clara, Matilde, Francisca, Luísa.

    ResponderEliminar
  27. tânia23:10

    Alice. É romântico, intemporal e não há diminutivos para ninguém!

    ResponderEliminar
  28. Adoro ser Sofia. Gosto bastante de Carolina. Mas quando, há muitos anos, li "Os Maias" decidi que, se tiver uma filha, será Maria Eduarda.

    ResponderEliminar
  29. Lúcia00:22

    Sei bem do que falas... Tenho uma sobrinha-afilhada com 6 meses e foi um dilema para arranjar um nome que nenhum dos familiares próximos (pais, tios e avós) odiasse de morte (sim, porque gostarmos todos revelou-se totalmente impossível). Vê lá tu que a minha mãe sugeriu Raimunda e Marciana... Acabámos por escolher um sugerido por mim: Ana Clara (na verdade, eu preferia Maria Clara, mas o meu cunhado não gosta de Marias). Mas, passando à minha lista de preferidos (além de Maria Clara, que adoro do coração): Amélia, Amália, Madalena, Maria do Carmo, Clara do Carmo, Maria Vitória, Maria Eduarda, Benedita, Maria Miguel, Maria Rodrigo, Maria Henrique, Maria Luís, Maria Duarte (ok, já percebeste que eu gosto de Maria) e Ana Rosa.

    Um grande beijinho e muitas felicidades :)

    ResponderEliminar
  30. Gosto de Carlota, é fora do normal, mas acredito que seja motivo de gozo.

    nadinhadeimportante.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  31. Anónimo09:36

    Antes de Beatriz estar na moda eu já tinha escolhido aí por volta dos oito anos que se tivesse uma menina se chamaria "Beatriz", mem dei hipotese ao pai "Beatriz" só isso sem segundo nome quando engravidei e já perto do fim da gravidez o nome estava mais que batido e então pensei em Benendita.
    Mas ficou Beatriz afinal "É aquela que traz felicidade" no caso muita até hoje e adora o seu nome diz que não gostava de ser Benedita, tens que pensar na criatura afinal ela vai viver com a tua escolha toda a vida.
    Se fosse um rapaz seria o pai a escolher "António Basilio" era a sua escolha!!!

    ResponderEliminar
  32. Anónimo10:16

    olá!
    Pippa, que tal CLARA?
    adoro o nome,porque me faz lembrar o sol :)
    espero ter ajudado .
    beijo

    att.,

    Claudia

    ResponderEliminar
  33. Em vez de nomes, deixo-te a indicação deste blogue, não sei se conheces.
    http://nomesportugueses.blogspot.pt/
    Boa sorte!

    ResponderEliminar
  34. Rafaela, Ema, Eva :P

    ResponderEliminar
  35. Doa a quem doer, quando eu tiver uma filha vou-lhe chamar Morgana.

    ResponderEliminar
  36. Amélia, lindo! Clara, muito bonito. Manon, muito bonito. Mia, muito bonito.

    ResponderEliminar
  37. Anónimo12:12

    A minha filha chama-se Adriana, se tivesse tido outra menina seria Alice. Também gosto do meu nome Barbara.

    ResponderEliminar
  38. Anónimo13:16

    e podem ser nomes não portugueses?

    Kiana - "deusa da lua" em havaiano

    Ilundi - "amanhecer" em swahili

    Ou então Luana, Núria ou Luna.

    ResponderEliminar
  39. Anónimo18:03

    Beatriz!!

    ResponderEliminar
  40. Anónimo01:34

    Adoro Olívia, Lídia e Contança

    ResponderEliminar
  41. Marta11:49

    Mais que nada parabéns pelo estado de graça. Que tudo corra pelo melhor é o que desejo. Ainda que não nos conheçamos pessoalmente, diverte-me com o que escreve. Faz-me companhia, por isso, gosto de si.
    Se ainda venho a tempo, gosto de Aurora. Para além de ser o nome da minha avó materna (que era a mais doce de todo o universo e arredores) é nome de princesa da Disney que, apesar de curiosa - ninguém lhe mandou mexer num fuso que não era seu - teve um final feliz. Como convém.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  42. Anónimo15:51

    Adoro os nomes Maria, Mariana ou Matilde. Difícil vai ser escolher entre estes...Mas não percebo porque toda a gente quer ter a aprovação da família. Os filhos são nossos, não da nossa família toda.

    ResponderEliminar