segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Age sempre como...

A discussão não foi lançada por mim, foi lançada por uma amiga, mas achei o tema tão interessante que eu própria fiquei a pensar nele alguns dias. Pois então dizia-me a minha amiga que o lema duma pessoa conhecida era "age sempre como se estivesses a ser observado", mas que ela defendia o lema oposto, isto é, "age sempre como se não estivesses a ser observado". Dizia-me então a minha amiga que o primeiro induzia-nos a uma vida de teatro, a uma vida educada e cheia de boas maneiras, mas, por outro lado, uma vida muito pouco honesta e real, dado que estaríamos sempre a ver-nos aos olhos dos outros e a contar com julgamentos alheios. Já o segundo iria levar-nos a uma vida talvez mais primitiva, desarrumada e com menos modos, mas iria permitir-nos sermos sempre autênticos e com a nossa própria moral e princípios, alheios às críticas de terceiros.

Inicialmente fiquei inclinada para o primeiro lema, que me parecia mais apropriado em todas as ocasiões. Na dúvida quanto a algum gesto, pensar "se alguém me estivesse a ver agiria como?" pareceu-me uma ótima bússola moral. E poderia ser utilizado em todo o tipo de situações, desde o quotidiano, às demais tarefas em casa, até ao trabalho, passando pelas relações. No entanto, perante aquela exposição da minha amiga, comecei a pensar melhor e concluí que realmente este lema de vida pode levar-nos a viver um teatro. Pode levar-nos a agir assim por receio das opiniões dos outros, apenas. No entanto,
 a nossa verdadeira natureza só será atingida se agirmos sempre como se ninguém nos estivesse a ver. Se soubéssemos que ninguém saberia, o que faríamos? Isso sim, revelará a nossa essência. E quem conseguir agir sempre de forma correta de acordo com este lema recebe, sem dúvida, todo o meu apreço e admiração.

5 comentários:

  1. Também me deixaste a pensar. Mas acho que devíamos agir de forma espontânea, mas creio que temos de o fazer, infelizmente, de acordo com a etiqueta.
    Isto remete nos para aquilo que é, efetivamente, a liberdade e a sinceridade._Mas eu sou de opinião que liberdade e sinceridade (puras) não existem... :(

    ResponderEliminar
  2. Eu costumo adaptar esse ditado e dizer "Age sempre como se estivesses a ser observado...mas às vezes tens de imaginar públicos diferentes!" :D

    ResponderEliminar
  3. Anónimo13:41

    Se uma pessoa for bem formada e bem educada não tem medo de ser autentico seja em meio for. Temos que ser genuínos para não desiludirmos ninguém!
    há assuntos que são delicados aí dependendo da pessoa que esta à minha frente eu prefiro calar-me. Agora dar uma opinião falsa só para dar apoio à outra pessoa, nem pensar!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo14:15

    'integrity is doing the right thing when no one is watching.'

    ResponderEliminar
  5. Eu acho que o importante é conseguir encontrar o ponto de equilíbrio, precisamos ser nós mesmo, mas há alturas em que nos é necessário ser um bocadinho actores no palco da vida (já escrevi sobre isto um dia)

    ResponderEliminar