sábado, 26 de outubro de 2013

A minha avó no Facebook

A minha avó materna é uma mulher moderna. Mesmo com o problema de saúde que teve há um ano, mantém sempre o seu ar jovem e despachado. E mantém também a sua página no Facebook. A minha avó escolheu as suas fotografias preferidas, tiradas aquando da publicação do seu livro, há uns anos, e definiu uma delas para fotografia de perfil. A minha avó às vezes escreve no seu estado "bons dias, meus amigos". Quando uma vez a apanhei com o chat ligado e perguntei por onda andava, a minha avó respondeu-me "no facebook, querida" e desarmou-me completamente. A minha avó adicionou amigos de infância e falam sobre as suas famílias. Para ela, o Facebook é uma forma de matar saudades da sua infância. E uma forma de ser criança também.

O meu antigo colega de trabalho era também avô. Quando nós despedimos, trocámos emails pessoais e prometemos que iríamos escrever a dar notícias. Um certo dia escreveu-me um email que dizia só assim "olá, querida amiga. Estás online?". E eu achei genuinamente enternecedor alguém perguntar aquilo por email.

A minha antiga "chefe" também me pediu o email pessoal. Quando ainda hoje escreve emails, escreve "lol" a cada passo, para minha completa surpresa, e põe bonecos. Escreve como se fosse uma jovem de quinze anos, quando afinal podia era bem ser minha mãe.

Estes são três exemplos de pessoas que começaram a usar a internet numa idade mais avançada e que, talvez por isso, não atingiram ainda a maturidade a esse nível, são como crianças em frente a um computador. No entanto, em vez de me rir, fico mesmo contente por estes exemplos de pessoas que insistem em acompanhar as novas tecnologias e que não viraram as costas ao "comboio" da evolução. Espero um dia conseguir fazer o mesmo. Se for o preço a pagar para acompanhar filhos e netos, assim será. Pelo menos assim espero...

2 comentários:

  1. Anónimo08:36

    Pippa fiquei curiosa! Que livro e que a tua avo escreveu?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que ternura. Deves ser mesmo muito boa pessoa para teres esse feedback de outras pessoas. **

    ResponderEliminar