quinta-feira, 19 de setembro de 2013

You're very.... gostoso.

Os últimos dias foram ricos em pérolas em Inglês: primeiro, foi divulgado um vídeo imperdível do nosso querido Manuel Almeida, candidato à Câmara Municipal de Gaia pelo Partido Trabalhista Português (para quem segue o Facebook do blog foi colocado lá há dias), que nos presenteou com alguns momentos de perfeito domínio da língua de Shakespeare. Ah pois é, porque o homem, "o segundo Obama", viveu alguns anos em Inglaterra e não brinca em serviço. Assim, Manuel "Noray" ensina-nos, numa demonstração ousada, em puro e destemido modo ninja, o que é um exímio "corte of melanci real", esse fruto tão tipicamente inglês. Quantas vezes não vimos a Princesa Diana fotografada a comer melanci? Pois... É algo tão característico por lá como o chá das cinco, todos sabemos. Depois, mostra também o seu lado sensível e agradece publicamente à filha a apresentação que esta lhe faz, utilizando fotosgrafias suas - algumas em tronco nu, revelando ao mundo o seu torneado corpo e os seus sensuais peitorais - dizendo-lhe apenas, visivelmente comovido, mas simultaneamente misterioso: "I know you love me, I never forgot to kiss." Manuel Almeida terá o apoio do Instituto de Inglês de Mafamude* na sua candidatura? Se sim, qual será o lema deste, "Never forgot to learn Inglish"?...

Mas a semana ia ainda a meio... Depois disto, fomos presenteados com a entrevista de Sabrina Sato a Justin Timberlake. Também aqui foi revelado um inquestionável domínio da língua inglesa e uma pronúncia nativa irrepreensível, através de frases como "you're very... gostoso!", ou ainda "uáts ióur biguéeeeestji fáaultji?". O Justin, talvez maravilhado com tamanho domínio, sorria e tentava responder. A meio, ia pedindo o apoio da sua tradutora, que talvez lhe fosse traduzindo o Inglês royal da Sabrina para o Inglês-americano. Bem, vejam para perceber...

Ora, com tantos pontapés na gramática Inglesa, questiono-me: será tudo isto, afinal, uma campanha preparada em força contra o nosso Ministro da Educação, Nuno Crato, que recentemente  aprovou um Decreto-Lei terminando com a obrigatoriedade do ensino do Inglês e transferindo a decisão do peso da disciplina para as escolas? Nuno Crato defende-se, dizendo que a questão é uma "autêntica tempestade num copo de água". Não duvido que seja. Só espero que as escolas saibam gerir bem o peso das línguas no ensino, tal como até aqui. "Very gostoso" é ter escolas que oferecem o ensino de línguas, se os alunos assim quiserem. "Very gostoso" é as escolas continuarem a oferecer aulas de Inglês, Francês, Latim, Alemão, Espanhol, todas com qualidade. Isso, sim, será "very gostoso". Escreve-vos alguém que teve todas essas aulas. E que achou... pois claro: "gostoso". ;)


*A autora deste texto pede antecipadamente desculpa a algum Instituto de Inglês eventualmente existente com esse nome e disponibiliza-se a retirar de imediato a menção ao mesmo, se se sentir lesado por este momento de humor. A autora deste texto aproveita para revelar que Mafamude é a freguesia com o seu nome preferido. A autora deste texto está agora cansada de falar de si na terceira pessoa do singular, por isso vai despedir-se dos seus leitores com carinho.

5 comentários:

  1. Anónimo23:59

    Post very gostoso! São vídeos a não perder!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo12:45

    Acabei de ver o vídeo...que falta de profissionalismo meu Deus!! Que vergonha...

    Ana

    ResponderEliminar
  3. Por muito pouco sentido de humor que alguém tenha nunca iria achar este texto ofensivo. Adorei ;)

    ResponderEliminar
  4. Pior que isso é estudar Inglês no ensino superior e ter uma professora que fala assim. Isso sim é mau... Um dia destes escrevo sobre isso.

    ResponderEliminar
  5. Procura o video da Ana Botella a apresentar a candidatura de Madrid aos Jogos Olímpicos. Ai invite txiu all to a café con leche!

    ResponderEliminar