sábado, 1 de junho de 2013

O objectivo de ter um blog

Há dias perguntavam-me por que motivo comecei a escrever no blog. Onde é que queria chegar. A verdade é o meu objectivo é apenas e só a escrita, o acto de escrever. O blog é, portanto, um fim em si mesmo. Adoro escrever, adoro o jogo de pegar em palavras e poder criar uma nova ordem, frases novas com palavras já existentes e ao dispor de todos. Como um puzzle com inúmeras possibilidades. Gosto da liberdade de o reconstruir. Deconstruir. E construir outra vez. Gosto de pegar no meu dia e tentar transportá-lo para aqui. Pegar em pensamentos e tentar dar-lhes forma. Gosto do desafio de dar nomes a sentimentos. Gosto de contar histórias. E da possibilidade de eternizar memórias. Gosto de pegar neste peso todo que trago dentro de mim, neste emaranhado de sonhos, histórias, sensações e nostalgias e ir organizando numa folha vazia, como um coleccionador que vai expondo os objectos recolhidos numa vitrina, para nunca os perder de vista. Estas palavras são a minha colecção. São aquilo que vou recolhendo. E o blog é a minha vitrina. Uma vitrina onde, a cada dia, junto um novo objecto à minha colecção. Por vezes volto atrás e espreito outras prateleiras. A verdade é que muitas vezes já nem me lembro do que ali tenho. Mas é bom pensar que está ali exposta cada parte de mim. Cada palavra exposta representa parte do que sou. E é bom afastar-me, olhar o todo, e pensar "sou eu. Esta colecção já ninguém me tira. Posso morrer amanhã, que já deixei uma parte de mim. Insignificante para os outros, mas tão especial para mim. Sou eu. E estou mais leve, porque as minhas palavras saíram de mim e foram descansar para ali." E é tão bom pensar que, em cada dia que passa, terei que me afastar mais... E mais... Porque a colecção vai crescendo.

E é esta a razão: escrever. Apenas e só.

13 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Escreveste tão bem, o que é também para mim o meu blogue.
    Adoro a forma como escreves, descreves, constróis e descontróis esses puzzles.

    ResponderEliminar
  3. Disseste tudo, se bem que ultimamente ando sem vontade. Disseste tudo.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo19:10

    não acho porque és tu a gabar-te e as coisas só têm valor quando são apreciadas por outros, como é o caso do Arrumadinho e da mais Doce que são blogues lidos por Portugal inteiro que lhes dão valor enquanto o teu so é lido por amigos e os amigos não são imparciais, como tu deves saber.
    Além disso a gente gabar-se a nós próprios não tem graça nenhuma e só serve para caires no ridículo.
    Passa bem, tola vaidosa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mui estimado "Anónimo":
      Antes de mais, agradeço a amabilidade de ter perdido uns minutos do seu tempo a escrever-me tão longa missiva.
      Em segundo lugar, aproveito também para agradecer o voto de confiança que depositou em mim e nas minhas capacidades de fazer amigos. No entanto, lamento informar, mas não, não tenho tantos amigos quantas as visualizações.
      Por último, quero desafiá-lo a citar uma frase deste post em que me gabe a mim mesma. Procurei e não encontrei. Encontrei, isso sim: "Insignificante para os outros, mas tão especial para mim".
      Por isso, é com pesar que constato que se enganou no blog.
      Melhor sorte para a próxima. Espero que encontre o destinatário das suas palavras tão carinhosas.

      Eliminar
    2. Filipa21:33

      As coisas têm o valor que as pessoas lhe atribuem. Acho sinceramente muito triste da parte de tantos anónimozinhos que tiram tempo só para vir deitar pessoas abaixo. (curioso, é que acontece o mesmo com os blogues que refere.. portanto talvez esses blogues também não tenham tanto valor para certas pessoas como para si..).

      (De referir que não conheço a autora deste blog de lado nenhum, caí aqui de paraquedas e fui ficando porque fui gostando daquilo que por aqui se escreve. Talvez não ter milhões de seguidores é bom porque ainda lhe permite alguma liberdade de expressão e escrever por gosto e não por obrigação ou sustento.)

      Eliminar
  5. Pois, Pippa Coco, como já disse uma vez e volto a repetir...escreva um livro isso sim sff. Porque pessoas como eu que visitam o seu blog diariamente agradecem, e os anónimos frustrados e desocupados que cocem num sitio que eu cá sei!!! toma e embrulha mai nada!!!

    ResponderEliminar
  6. Escrever ajuda a libertar a mente, é reconfortante!

    ResponderEliminar
  7. Bem que não me importava de ser "tua amiguinha"! Mas como não sou, é só mesmo para dizer, que na minha total imparcialidade, gosto do que escreves :) beijinhos*

    ResponderEliminar
  8. Não sou amiga da Pippa nem sequer a conheço de lado nenhum, vim aqui parar um dia e fiquei porque gostei dos temas aqui abordados e da maneira como são escritos.
    ;)

    ResponderEliminar
  9. Joana10:12

    Eu também não sou tua amiga, vim aqui parar há uns tempos por causa de um post d'O Arrumadinho, e por cá fiquei, adoro o que escreves! :) um beijinho

    ResponderEliminar
  10. Que texto bonito...também penso assim!

    ResponderEliminar
  11. Anónimo08:08

    Apenas e só.
    Adoro ler tudo
    que escreve.
    FORÇA:

    ResponderEliminar