segunda-feira, 27 de maio de 2013

Juro que não entendo.

O Sábado prometia: finalmente Sol, calor, o vento mal se sentia e até o jogo de futebol dele foi cancelado. Pegámos na nossa cadela e rumámos para a praia, com uns amigos. Escolhemos um sítio abrigado, estrategicamente protegido da leve brisa existente. Estendemos as toalhas e tirámos a roupa. Toca a pôr protector aqui, protector ali, deitámo-nos a conversar e a contemplar o mar, com o olhar meio encadeado pelo sol. Que grande tarde que estava! Ao longe, um casal de surfistas procurava teimosamente as (poucas) ondas existentes.

Até que ela cedeu. Não havia ondas? Voltaria outro dia. Decidiu sair do mar. E ficámos todos hipnotizados. Até a conversa parou. Lentamente, emergiu das ondas. Fato de surf bem justo ao corpo. Prancha debaixo do braço. Cabelos longos e brilhantes. Morena. Caminhava com atitude. Passos confiantes. Agitou o cabelo, atirou-o para a frente e recuperou-o para trás. Dirigiu-se às toalhas. Um grupo de meninas de cerca de seis anos rodeou-a, qual ídolo. Ela abriu o fato, gentilmente. Puxou o fecho eclair até abaixo e começou a tirar uma manga. Depois a outra. O fato parecia uma segunda pele e teimava cair. E ela parecia ter todo o tempo do mundo. Qual borboleta a sair do casulo, tirou finalmente as duas mangas e vimos todos o seu bikini reduzido e o decote avantajado. Barriga lisa. Pele bonita. Estávamos todos em suspense. Ninguém falava. Nem nós as mulheres.

De repente, o fato já a meio, uma das meninas sorriu. Ela respondeu. O fato quase a cair. Ela sorriu de volta. O fato quase... Vimos os dentes. Faltavam os pré-molares. Mas ela agora não parava de rir. Não te rias, não te rias, não te rias, pensávamos nós. Tarde demais. Subitamente, aquele era o momento mais feliz da vida dela e ela não conseguia descolar aquele sorriso rasgado da cara.

Fechámos todos os olhos. O sol estava muito forte. Continuámos a conversar. Mas todos os nossos pensamentos estavam centrados no mesmo.
- Onde é que íamos?
- Não me lembro.
- Eu só penso em dentes. Porque é que há tanta falta de pré-molares em Portugal?
- É o síndrome do pré-molar.
- Isso existe?
- Inventei agora.
- Não percebo, juro que não percebo.
- Devia fazer-se uma campanha de sensibilização.
- Acontece tantas, tantas vezes. Quando falta um dente é o pré-molar.
- Pois é. Sempre!
- Oh E., tu que és dentista, porque é que acontece?
- É por causa da mastigação (explicação técnica  e longa) depois tem que se desvitalizar (explicação técnica) e por isso se vê tanto.
- ... Eu só sei que é feio. E preferia gastar dinheiro nos dentes que no silicone, plásticas ou outras coisas. Não acham?
- Eu claro que acho! Sempre melhorava a minha vida como dentista.

Fica a sugestão. Pessoal: pensem primeiro nos dentes primeiro, e só depois noutros melhoramentos. Não há "corta-pica" pior que uns maus dentes. Ou a falta deles.
O dia de praia visto do ângulo mais "cliché" de sempre, a seguir à foto dos pés.

10 comentários:

  1. Hahaha...realmente o sorriso é o trunfo do rosto!
    Gosto da foto,já agora ;)

    cacaucaramelo.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Praia... que inveja.

    homem sem blogue
    homemsemblogue.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. E eu até sei com quem foi essa conversa HAHAHA
    Também fomos à praia :)

    ResponderEliminar
  4. Já estou a imaginar a cara de desilusão dos homens do grupo quando ela abriu a boca =)

    ResponderEliminar
  5. LOL isso é que foi um balde de água fria :)
    A verdade é que se vê muita malta (mesmo!) com um ou dois dentes desses em falta. É porque é caro colocar um novo. E também porque as pessoas acham que como é lá para trás não se nota muito... :P

    ResponderEliminar
  6. Eu também não acho nada bonito e tenho tanto medo de estar destinada a ficar assim :( sempre tive (e tenho)! imensas cáries e sempre tratei (e trato) a dentuça... mas acho que o fim está proximo... *suspiro*

    ResponderEliminar
  7. Anónimo14:25

    Quanto e que custa colocar um implante? E caro ir ao dentista se calhar e por isso. Outra razao sao so hidratos de carbono tipo pao e tal normalmente provocam caries.

    ResponderEliminar
  8. Ora bem, não posso deixar de concordar que, de facto, é horrível. No entanto, e em defesa da menina, nem todas as pessoas podem desembolsar as 'fortunas' que os dentistas cobram para manter uma boca impecável.

    O cabelo brilhante, o corpo escultural e a pele bonita, mais coisa menos coisa, pode dever-se muito à genética. Já os dentes, lamentavelmente (e quando a genética não ajuda), exigem uma boa folga financeira.

    ResponderEliminar
  9. Antigamente um dente tinha cárie e toca de extrair; raramente se fazia "desvitalizações" em crianças e os pré-molares como são relativamente pequenos facilmente a cárie chega ao nervo do dente e ou se extrai ou se "desvitaliza". Tenho também de referir que nos tratamentos ortodônticos é também o pré.molar o eleito para ser extraído para se ganhar espaço! Por isso sim há muita gente sem pré-molares...

    ResponderEliminar
  10. Linda imagem!! Faz-me confusão as pessoas que lhes falta dentes! Esse é um dos meus medos, perder algum dentinho!

    ResponderEliminar