sexta-feira, 19 de abril de 2013

Por amor ao corpo. Não por dinheiro.

A esta altura, todo o homem que ler isto já está, com certeza, farto de saber. Sabe quem é a jovem e sabe por que é que tem sido falada nestes últimos dias. Ora, eu confesso que, talvez por ser mulher, não sabia nem uma nem outra, e apenas soube porque li nas notícias. Pois então do que estou a falar? Do facto de a filha de um dos homens mais ricos de Inglaterra - o patrão da Fórmula 1, Bernie Ecclestone - ter posado nua para revista Playboy. A jovem, também ela milionária e herdeira duma fortuna que ronda os 114 milhões de euros, de seu nome Tamara Ecclestone optou por se despir para a edição de Maio "tal como veio ao mundo"*.

E esta notícia a mim causou-me alguma perplexidade, porque o primeiro pensamento que me ocorreu foi: "mas ela não precisa de dinheiro!". Porque isto é, quer queiramos quer não, o pensamento que primeiro nos ocorre quando pegamos numa revista destas - "despiu-se para ganhar algum dinheiro". Neste caso, portanto, o que a terá levado a despir-se? Segundo a mesma, foi simplesmente porque "enquanto mulher acredito que todas devemos amar o nosso corpo, gostando tanto do nosso interior como do nosso exterior". E obviamente tem toda a razão. Eu própria também gosto muito do meu corpo. Claro que se tivesse o corpo da Tamara, talvez fosse um amor mais forte, mas gosto na mesma. O que me intriga não é esta frase, mas o porquê de ter optado por partilhar o corpo, algo supostamente privado, "como veio ao mundo", com milhares de pessoas, por todo o mundo.

De qualquer das formas, neste caso, nem podemos questionar que outros motivos existam, porque a verdade é que não parecem existir quaisquer outros. Dinheiro? Deverá ser o que menos precisa. Fama? Com certeza já terá. Reconhecimento? Também não me parece que seja isso que procura. Por isso, parece que teremos que concluir que se tratou de um gesto de generosidade: gosta tanto do corpo, do interior e do exterior, que quis partilhá-lo com o mundo. Aposto que os homens agradecem tal gesto. E quem sabe as mulheres se inspiram também. Quanto a mim, ao ver a barriga lisa da capa, já serviu para alguma coisa: pousei o chocolate que ia comer a seguir.

*Adoro esta expressão por vários motivos. Primeiro, porque é imprecisa: uma pessoa vem ao mundo com cerca de 50 centímetros e 3 kgs, se fosse para levar a expressão à letra, só a devíamos utilizar nos casos em que se fotografa um recém-nascido. Depois, gosto da sonoridade da mesma, que tenta ser poética e filosófica - "vir ao mundo" - quando apenas se refere à nudez. Pronto, tinha que fazer esta menção. ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário