quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

A primeira vez

10 de Outubro de 1997. Sexta-feira. 14h50. Aula de História.
Uma jovem de 15 anos trincava violentamente o lápis, sem reparar, enquanto acenava com um olhar perdido, fingindo ouvir o professor.
- Estás nervosa?
- Hãan?
- Estás nervosa?, perguntava a amiga, colega de mesa, entredentes, acenando também ao professor.
- Muito. E se eu não souber? Tenho medo de não saber.
- Claro que sabes. Toda a gente sabe.
- Mas eu nunca experimentei.
- Tens a certeza que gostas dele, não tens?
- Acho que sim...
- Olha, ele gosta mesmo de ti. Fala de ti a toda a gente, está sempre a elogiar-te.
- Eu também gosto dele.
- Mas ele gosta MESMO. E é espectacular. Tens sorte. Aproveita.
- Olha, e se correr mal?
- Se correr mal, treinam mais. Hão-de aprender juntos. Agora pára de trincar o lápis, já vai quase em metade. E o lápis não tem culpa.
- Tens razão. Já pousei. Que horas são?
- 15h00.
- Ainda? O tempo hoje não passa. Ai, dá cá o lápis.
Às 15h20 a campainha tocou. Ela desceu as escadas, a tremer. Cabelo ligeiramente esticado. As Levi's 534. Bem justinhas. Será que lhe faziam o 'rabo bom'? Nunca conseguia ver bem ao espelho. Olhou lá para fora. Tinha começado a chover. E ela com aquela camisola rosa tão fina. A mãe bem lhe tinha dito que já não era Verão.
- Ah estás aqui.
- Olá!
- Então sempre queres falar?
- Sim...
- Vamos dar uma volta?
- Está a começar a chover.
- Já viste a gente que aqui está? Gostava de ter mais privacidade.
Começaram a andar. Os amigos ao longe, a sorrir e a torcer por eles, à medida que os viam afastar até desaparecerem de vista e descerem as escadas.
- Já pensaste numa resposta para a pergunta que te fiz?
- Desculpa?
- A pergunta que te fiz na 3a. Disse-te que gostava de ti e que gostava de te conhecer melhor, mas não como amigo.
- blá blá blá.
- blá blá blá.
A partir daquele momento, nenhum dos dois já ouvia nada do que o outro dizia. Eram só palavras que se evaporavam à medida que saíam.
Chovia cada vez mais. O cabelo dela estava a ficar molhado, com umas ondas engraçadas. Ele tinha a camisa colada ao corpo. E as mãos quentes. Que começaram a seguir-lhe as ondas do cabelo. A tocar-lhe no pescoço. Na cara. De repente, sentia os lábios dele a tocar os dela. Estava paralisada. Os lábios não tinham pressa. Continuavam ali e queriam uma resposta. Ela deu-lhe a resposta, a tremer. 'O' beijo. Era isto? De olhos fechados, beijaram-se ali, à chuva. Naquela Sexta-feira de 1997.
Se foi bom? A verdade é que foi péssimo. A ansiedade, o medo do desconhecido, a pressão dos amigos, à espera. O ser subitamente adulta e ter que agir como tal, quando ainda se sentia uma criança.
O primeiro de tudo é sempre assustador. A adolescência é um desafio.
Aquele não foi o primeiro amor dela. Passado pouco mais dum mês já só queria estar com as amigas e partilhar histórias. Mas no final dessa Sexta-feira, chegou a casa e contou, orgulhosa, à mãe:
- Hoje dei o meu primeiro beijo.
- Hmm... mas então vê se tens juízo e se portas bem. Tens que continuar a ser boa aluna!
- Eu sei isso tudo. Só que prometia que te contava quando fosse e contei.
- Dá cá um abraço. Ai és tão pequenina.
- Já não sou, agora.
A mãe sorriu, emocionada. Uma lágrima marota parecia espreitar.
- Estás a chorar?
- Achas? Muda mas é a camisola que eu disse-te que já não estamos no Verão.
- Eu sei. Nunca mais nos podemos esquecer deste dia.
- Sim. 10 de Outubro.
De 1997. Sexta-feira. 15h30. Ela nunca mais se havia de esquecer.
Feliz Dia a todos! Aos comprometidos, aos solteiros, aos apaixonados, aos desiludidos, aos esperançosos, aos descrentes. O amor assume várias formas e feitios. Apenas não desistam. Poucos acertam à primeira ou à segunda tentativa. Apenas não deixem de tentar. Quem já encontrou, continuem sempre apaixonados como no primeiro dia.

8 comentários:

  1. Devia ter decorado o meu dia e já agora o nome dela.
    Mas como foi tão mau, vou decorar o último, que até ver, foi há bocado e foi bom :)

    ResponderEliminar
  2. Simplesmente fantástico!
    Adorei o blog! parabéns :)

    http://silhuetadechocolate.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Que rica história para este dia hehe :) parabéns! Escreves muito bem:) Gosto!

    ResponderEliminar
  4. Adorei a história. E puseste-me a pensar... De facto, decorei a minha primeira vez, todas as lamechiches do que estava a usar, onde foi, como foi (by the way, não é assim tão romantico e giro e tal, é sim, um momento de puro constrangimento)... e nunca decorei, ou sequer pensei no dia em que dei o meu primeiro beijo...

    Sei com quem foi, mas o dia, a hora, isso não. E tenho pena, porque seria um dia em que eu pensaria pra mim, assim para os meus botões, hei hoje dei pela primeira vez um beijinho... Era sem dúvida um bom momento!!!

    =SB=
    http://dareyousb.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Que post maravilhoso...de ler e de "sentir".....parabéns!

    ResponderEliminar
  6. Que bom post para descrever o tão difícil primeiro beijo =)

    ResponderEliminar