terça-feira, 18 de dezembro de 2012

"Posso ter dias maus, mas todos os dias acordo feliz"

Li ontem que a Miranda Kerr e o Orlando Bloom se tinham separado. E quem são essas personagens?, perguntará alguém. Ela é modelo (Victoria's Secret, por exemplo), ele actor (entre outros, entra nos Pirata das Caraíbas).

E escrevo, não por ser fã especificamente de algum deles, mas porque me assusta reparar que as mulheres mais bonitas que conheço são aquelas que mais desgostos de amor têm. No caso deste casal, existe um filho pequeno, com meses. Cada um deles chega a casa, no final dos longos dias de trabalho, e têm à sua espera, respectivamente, um/a dos/das homens/mulheres mais desejados/as do mundo. Milhares de pessoas, um pouco por todo o mundo, a sonhar com cada um deles. A fantasiar com aquele sorriso, com aquele olhar, com aquela pele... Para muitos, acredito, cada um deles corresponderá totalmente ao ideal de beleza e sonham poder trocar de posição com a cara-metade nem que seja por um fugaz minuto. Não é irónico?
Isto só prova que, mais difícil que encontrar alguém que nos "encha as medidas", é complicado manter uma relação. Sobreviver à fase depois da novidade. Ultrapassar a rotina, as vidas preenchidas com empregos que exigem tanto de nós.

Acredito que a chave duma relação feliz e duradoura é essencialmente o companheirismo. Aprender a partilhar tudo com a pessoa que temos ao nosso lado. Tornar, por exemplo, o momento da cozinha, ou um momento banal como fazer a cama, um momento divertido. Partilhar o levantar da mesa. Conversar sobre cada dia. Partilhar momentos piores, pedindo conselhos ou simplesmente desabafando. Partilhar momentos melhores. É importante rir, mesmo que nem sempre o dia tenha sido perfeito. Queixar-se qualquer pessoa sabe, mas ser optimista todos os dias é um trabalho árduo. E, claro, são obrigatórios os mimos, muitos mimos. E beijos. Beijar. Muito...

Não sou nenhuma perita em relações, mas todos estes conselhos são os conselhos que dou a mim mesma. Esforço-me por melhorar a vida da pessoa que está comigo e acabo por ter o (bom) reverso da medalha. Tento que o stress do trabalho não me absorva demasiado e esforço-me por recuperar a magia e a alegria de viver e amar todos os dias. É difícil, mas tentar não custa nada, não é? E se há coisa que a minha querida avó (agora com menos memória) repetiu toda a vida, com os olhos cheios de garra, foi isto (e que quero poder repetir também um dia aos meus filhos e netos): "posso ter dias maus, mas todos os dias acordo feliz".

2 comentários:

  1. Manter uma relação não é tarefa para preguiçosos, dá trabalho. Mas trabalho bom. E é difícil, acredito que por Hollywood seja ainda mais difícil, tanto deslumbramento, gente bonita, fãs, e o diabo a quatro.

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida... Com certeza que eles são das pessoas mais desejadas dos Mundos, mas estão rodeados por outros tantos que também o são! Ainda para mais submetidos a tanta pressão e tantas tentações... Nada fácil!

    ResponderEliminar