terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Pequenas coisas que me irritam

Profissionais que não conseguem conversar com leigos sem utilizar constantemente linguagem técnica.


Cenário: biblioteca.

Intervenientes: eu e o bibliotecário.

Desafio: encontrar um determinado livro técnico.

Problema: o livro não está na prateleira que, supostamente, seria a da área.

Soluções possíveis: (i) desistir e pensar que não estávamos destinados - eu e o livro - a encontrar-nos; (ii) pedir ajuda ao bibliotecário, dizendo-lhe qual é o livro de que precisamos; (iii) ligar a música do Rocky, colocar um lenço na cabeça, gritar "eu não desisto" e dar a volta à biblioteca de cima a baixo; (iv) encomendar o livro na Amazon e dar a módica quantia de €150,00, sendo que só preciso de ler um capítulo.

Solução adoptada: incrivelmente, a (ii). Sim, sou uma aventureira!

Resposta do interveniente 2: "Mas já pesquisou pela cota no sistema  de pesquisa 星系间的系统 e introduziu o código de 维搜索?" (com certeza terá falado português, mas foi isto que ouvi...... durante cinco longos minutos)

Eu: "Hmmmm... não percebi o que disse... mas só queria o livro que lhe referi. Sabe se têm aqui?" (a sentir-me a pessoa mais estúpida do mundo por não falar fluentemente bibliotequês).

Resposta: "Sabe que a biblioteca tem regras. A pesquisa tem que seguir este procedimento, não basta ir às prateleiras. Tem que procurar no sistema através da cota 星系间的系统 e também 维搜索."

Moral da história: É importante conseguirmos desligar-nos da terminologia específica da nossa profissão quando falamos com alguém de outra área, sob pena de a mensagem não chegar ao destinatário. Caso contrário, perdemos todos. O Marcelo Rebelo de Sousa, por exemplo, não ganhava dinheiro como comentador, se não utilizasse este ensinamento. (De nada, Marcelo, de nada...)

PS: O livro estava noutra prateleira e fui eu que encontrei. O perito em códigos e cotas e chinezices agarrou-se ao computador e ao sistema e não conseguiu. É a vantagem de mexer o rabinho e ir procurar, à moda antiga.


2 comentários:

  1. Ele há gente demasiado complexa e complicada. :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora já me passou, mas na altura estava com pressa e irritou-me :P

      Eliminar